Contribuintes em Apuros

Nosso diretor Célio Faria de Paula recentemente escreveu para a coluna "opinião" do Jornal Tribuna de Minas.

Leia o texto na íntegra.

Não é de hoje que a Receita Federal do Brasil (RFB) e as secretarias de Fazenda dos estados vêm dando sinais aos contribuintes do poderio das ferramentas obtidas nos robustos avanços da tecnologia da informação destinados ao controle e ao monitoramento de suas operações econômicas e financeiras no desenvolvimento de seus negócios. Uma eficiente equipe que compõe os serviços de inteligência desses órgãos busca inibir a sonegação e a inadimplência de impostos e contribuições.

Um supercomputador montado nos EUA e que leva o nome do devastador e extinto Tiranossauro Rex, conhecido pela sigla T-Rex, opera dia e noite em algum lugar nas dependências da RFB, utilizando um sistema aplicativo específico desenvolvido pelos engenheiros do ITA e da Unicamp, denominado Harpia, um gavião brasileiro capaz de enxergar e capturar sua presa a quilômetros de distância.

Além disso, fechando o cerco aos contribuintes, pessoa jurídica ou física, o Banco Central do Brasil implantou e já opera em tempo real o HAL, outro supercomputador destinado a monitorar, on-line, as contas bancárias e suas transações, utilizando a inteligência artificial como sustentáculo de seus sistemas aplicativos. Mede-se o seu poderio ao atualizar todas as contas bancárias das 182 instituições financeiras do país, controlando cada correntista pelos respectivos números de CPF e CNPJ e pelas operações realizadas por conta.

Os novos sistemas ainda não operam por inteiro, mas poderão a qualquer momento permitir com folga a combinação e a análise de informações no cruzamento com rapidez e precisão de todos os contribuintes, identificando operações de baixo e alto risco ao Fisco. Irão integrar e sistematizar as bases de dados da RFB e informações recebidas das secretarias estaduais de Fazenda, instituições financeiras, administradoras de cartões, cartórios, capitanias dos portos e Detrans, entre outros.

Todavia um longo período de incompetência dos órgãos de arrecadação em fiscalizar, monitorar e cobrar os impostos e contribuições geradas pelas pessoas físicas e jurídicas, perdidos e incentivados pela burocracia, conduzia os contribuintes a uma segurança em que dificilmente seriam importunados diante de seus desatinos tributários, como sonegação de impostos, caixa dois, fraudes e lavagem de dinheiro.

Isso é coisa do passado. O volume de informações arquivadas em seus computadores o possibilita, em um simples apertar de teclas, cobrar dos contribuintes o que lhe é devido. No automático não distinguem os bons dos maus, amadores dos sonegadores contumazes e corruptos. Os contribuintes cientes dessa realidade deverão desfazer essa vantagem do Fisco, revisando os seus processos de gerenciamento fiscal, contábil e bancário. Não há lugar para amadorismo nas questões que envolvem a proteção do patrimônio das empresas e das pessoas físicas.

 

https://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/20-07-2018/contribuintes-em-apuros.html

Todas as notícias

O que dizem sobre nós sobre nós


  • Irineu Roberto de Resende
    ACI Comércio

    Irineu Roberto de Resende ACI Comércio A Tecol nos proporciona agilidade, confiança, uma equipe competente e uma
    estrutura sólida e completa por um custo pequeno. Para nós, é um investimento com retorno certo.
    Todo ano recebo as Demonstrações de Resultados Contábeis e o Balanço Patrimonial em janeiro.
    Se seu não tivesse essas informações no início do ano, perderia espaço no mercado, pois necessito delas para fechar novos negócios.

  • Margarida Maria Oliveira Pinho
    MB Distribuidora

    Encontramos na Tecol pontualidade e recursos que atendem as nossas necessidades gerenciais e de controle.
    Receber as Demonstrações de Resultado Contábeis e o Balanço Patrimonial em janeiro de 2014 nos permitiu avaliar
    mais rapidamente nossos resultados do ano de 2013 e validar nosso planejamento para 2014.
    Na urgência do mundo atual, informações atualizadas colocam o empresário um passo à frente.

  • Elvis de Oliveira Roson
    Nutri Pet

    A Tecol é, com certeza, a empresa mais conceituada do mercado. É organizada, com departamentos especializados em
    cada serviço, o que nos dá confiança. Receber as Demonstrações de Resultados Contábeis e o Balanço Patrimonial do
    ano anterior em janeiro nos possibilita desenvolver um planejamento mais eficiente para a empresa. E isso é fundamental.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações